As criptomoedas são a maior invenção da economia desde a moeda e uma das maiores invenções tecnológicas da década, sendo o Bitcoin o pioneiro dessa revolução. E, neste livro do especialista em criptomoedas, mercado financeiro e imobiliário e mestre em economia da escola austríaca Fernando Ülrich, a história por trás dessa revolução é brilhantemente desmistificada.
O economista faz uma regressão até a antiguidade, expondo como a ideia de dinheiro tal como o conhecemos se originou. Ele refuta as teorias propagadas pelos economistas “mainstream” keynesianos a respeito do papel do estado na economia e do seu poder de criação de moeda sem lastro algum em poupança. Fernando Ülrich faz tudo isso de forma brilhante e ainda explica um pouco do funcionamento do blockchain e a revolução econômica e tecnológica proporcionada pela tecnologia.
O Sistema Financeiro tradicional e suas principais instituições são atacadas fortemente ao longo do livro, cujo autor não esconde sua visão a respeito delas, oriunda da escola austríaca de economia, que prega a descentralização, tanto no âmbito político quanto no da economia. Os bancos são os principais alvos de ataques por parte do autor e dos defensores do Bitcoin e da revolução por ele desencadeada.
O livro é uma excelente introdução ao mundo do Bitcoin. Trata-se de uma obra sobre economia, finanças e tecnologia, que deve despertar o interesse e esclarecer dúvidas sobre o assunto para os iniciantes, interessados e também para que investidores aprendam mais sobre o ativo no qual estão investindo.