O filme “A Grande Aposta” é uma adaptação do livro “A Jogada do Século”, do autor Michael Lewis. Ele conta a história do colapso financeiro de 2008 sob o ponto de vista de “players” de Wall Street que resolvem apostar contra o Mercado Imobiliário e a economia americana. Os personagens principais dessa história são adaptações de personagens da vida real, cada um com suas peculiaridades.
O gestor do fundo “Scion Capital” e ex-médico, Michael Burry(Christian Bale), sofre de dificuldades de interação social(que ele acredita ser por causa do seu olho de vidro). Jared Vennett(Ryan Gosling) é um corretor de títulos do Deutsche Bank, que percebe a oportunidade que ele pode ter com a tempestade que está por vir e passa a oferecê-la a seus clientes, além de ser o narrador da história. Mark Baum (Steve Carell), é o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores,Charlie Geller(John Magaro) e Jamie Shipley(Finn Wittrock), percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.
O filme dá uma verdadeira aula sobre Finanças e sobre a crise de 2008, mas que exige bastante atenção e até um certo repertório dos telespectadores, para que não fiquem perdidos nos momentos em que são apresentados uma série de conceitos e jargões de Wall Street. Portanto, é excelente para quem se interessa pelo tema e para quem trabalha ou pretende trabalhar no mercado de investimentos.
Nota : 9/10
OBS : Leia também o livro “A Jogada do Século”(Michael Lewis)