Resenha do filme “Wall Street : Poder e Cobiça”(1987)

Mercado Financeiro Descomplicado -Imagem 7

O polêmico diretor Oliver Stone, famoso pelas suas tendências políticas de esquerda e por não esconder isso nos seus trabalhos, foi o responsável por trazer às telas um dos maiores clássicos do cinema no gênero financeiro. Wall Street é marcante principalmente pelo antagonista Gordon Gekko, cujas frases marcantes e a brilhante atuação de Michael Douglas ajudaram a imortalizar.

“Wall Street : Poder e Cobiça” é uma história de ascenção meteórica e das consequências que a busca por dinheiro e poder a qualquer custo podem trazer. Apesar de clichê, o drama e a maneira como a análise psicológica das personagens é abordada ajudam a prender a atenção de quem assiste o filme pela primeira vez. O longa explora muito bem aspectos do mercado financeiro em alta na década de 1980, como o “insider trading”, o “hostile takeover” e a figura do “corporate raider”,representada por Gekko.

O corretor Bud Fox(Charlie Sheen), protagonista da história, representa bem o perfil “PSD”(poor ,smart, deep desire to get rich). Apesar de que no começo do filme ele se encontrar em uma situação difícil, ele não deixa que isso afete suas ambições em nenhum momento. Pelo contrário, o motiva ainda mais a ir atrás dos seus objetivos. Ao longo da sua busca pelos clientes “tubarões” de Wall Street, ele consegue agendar um encontro com Gordon Gekko, um milionário inescrupuloso. Bud faz de tudo para impressionar seu Ídolo e lhe apresenta à companhia aérea “BlueStar Airlines”, empresa da qual seu pai(Martin Sheen) é o líder sindical. A partir daí, Bud é fisgado para o mundo das negociações de ações com informações privilegiadas. Frases marcantes como “Greed is good”, “Bluehorseshoe loves Anacott Steel” e citações do livro “A Arte da Guerra”(Sun Tzu) ajudaram a fazer desse filme um clássico tratando-se de Mercado Financeiro no Cinema.

Nota do filme: 8/10

Autor: mercadofinanceirodescomplicado

Meus principais interesses são Economia,Finanças,Política,Empreendedorismo,Cinema,Séries e Futebol. Sonho em trabalhar no Mercado Financeiro e me tornar um investidor profissional.

Deixe um comentário