O livro “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham é considerado por muitos a Bíblia Sagrada dos investimentos. Publicada em 1949, a obra foi uma das precursoras do chamado investimento em valor, junto com “Análise de Segurança”(1934) e “A Interpretação das Demonstrações Financeiras”(1937).
O fato desta obra ser tão aclamada pelos investidores(especialmente os membros da escola de investimento em valor) pode ser frustrante para aqueles que não esperam uma carga tão pesada de Estatística. Por isso, é importante alertar ao leitor, para que não espere que esse não seja um livro de finanças pessoais. A ênfase do livro é em mostrar os dados que dizem respeito às alternativas de investimentos conservadores mais bem-sucedidos no mercado americano na época em que o livro foi escrito,apesar da edição revisada ir um pouco além.
Apesar da carga econométrica pesada, o livro é interessante para aqueles que buscam uma leitura introdutória dos princípios da análise fundamentalista. Portanto, fica a dica para aqueles interessados em conhecer um pouco mais das ideias da escola de investimento em valor e do mercado financeiro em geral.
Nota do Livro: 8/10